Editorial

EDITORIAL JUNHO 2019
As cooperativas, desde sua criação, possuem direcionamentos específicos que as diferenciam das demais sociedades empresariais visto que possuem princípios e legislação específica.
Desde a criação da primeira cooperativa em 1844, em Rochdale, Inglaterra, seus alicerces foram embasados em valores atrelados à educação, ao acesso à moradia e ao trabalho. A esses princípios outros se juntaram, tais como a adesão livre (porta aberta), gestão democrática, retorno proporcional (pró-rata), educação dos membros, cooperação entre cooperativas e juro limitado ao capital (absorvido pelo princípio da participação econômica dos membros) e, em 1995, foi incorporado o princípio da Preocupação com a comunidade.
Assim nesses 24 anos comemorados no último dia 25 de abril, a SANCOOP tem procurado exercitar, em seu dia a dia, esses princípios através de ações voltadas para seus cooperados e para a comunidade.
Temos procurado sair de nossa zona de conforto passando a oferecer aos cooperados, além da administração de suas atividades profissionais, outros produtos e serviços, tais como a contratação da apólice de responsabilidade profissional, seguro de vida, assessoria jurídica e, também, uma consultoria voltada para seu faturamento na cooperativa.
Oferecemos também aos cooperados, anualmente, uma capacitação focada na liderança cooperativista e, com isso, procuramos formar novos líderes, cooperados capacitados e com conhecimento específico no cooperativismo. Prova da eficácia dessas ações, de que vários diretores e conselheiros da SANCOOP são egrégios das capacitações disponibilizadas pela SANCOOP, das quais me orgulho de ter participado, e por acreditarmos na renovação das lideranças, a cada ano é desenvolvida uma ação com esse objetivo.
Objetivando a melhoria das condições da comunidade, retornando um pouco do muito que recebemos, a SANCOOP vem, há vários anos, realizando eventos voltados à divulgação do cooperativismo e, a partir de 2018, focamos nossas ações nas escolas municipais, na transmissão de conhecimentos aos futuros cooperados e ao estímulo à cultura cooperativista.
Convidamos você, cooperado, a fazer parte dessa jornada, conhecendo a SANCOOP, capacitando-se, contribuindo no processo decisório e na construção dessa história de luta e defesa do trabalho de seus associados.
Que sejamos quem ajuda a construir!

Paulo Henrique Pimenta de Carvalho
Médico Otorrinolaringologista
Cooperado desde 6/11/2000
Diretor Administrativo da SANCOOP.

Editoriais anteriores

Editorial Janeiro 2019

Editorial Dezembro 2018

Editorial Setembro 2018

Editorial Maio 2018

Editorial Março 2018

Editorial Dezembro 2017

Editorial Setembro 2017

Editorial Junho 2017

Editorial Março 2017

Editorial Dezembro 2016

Editorial Setembro 2016

Editorial Junho 2016

Editorial Junho 2015

Editorial Fevereiro 2015

Editorial Outubro 2014

Editorial Julho 2014

Editorial Março 2014

Editorial Dezembro 2013

Editorial Setembro 2013

Editorial Julho 2013

Editorial Junho 2013

Editorial Março 2013



EDITORIAIS JORNAL DA SANCOOP Seja nosso colaborador

siga:@sancoopmoc